quarta-feira, 26 de maio de 2010

Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo

    Hoje fomos visitar o “Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo”, onde ficámos a conhecer as várias fases pelas quais passam os resíduos até serem encaminhados para o Funchal, através do navio Lobo Marinho. Em Janeiro é utilizado o aterro de emergência deste centro devido à falta de transporte causado pela paragem do “Lobo Marinho” para manutenção.

    A recolha e encaminhamento de resíduos sólidos urbanos tem  gestão dividida entre a Porto Santo Verde e a Valor Ambiente. Ao longo da ilha de Porto Santo encontram-se distribuídos cerca de 78 ecopontos, onde são depositados os vários tipos de resíduos. Devido à elevada taxa de ocupação durante a época alta, o número de toneladas de resíduos, principalmente no mês de Agosto, aumenta para mais do dobro (de 300 ton. para 650 ton.), aumentando também o número das equipas que trabalham na fábrica (de 3 para 5 equipas).
A recolha de resíduos abrange 100% da população, existindo um ecoponto por cada 50/60 habitantes.
Um dos problemas na recolha de resíduos verdes está relacionado com a falta de espaço para a deposição destes resíduos nas instalações da empresa.

Processamento

    Os resíduos deitados nos ecopontos, quando recolhidos, são encaminhados para o centro de processamento, onde à chegada são pesados através de uma báscula (balança) e, seguidamente, enviados para um contentor de elevada dimensão, de onde seguem por uma passadeira em que são separados com o auxilio dos funcionários. No fim da separação, os resíduos são encaminhados para uma máquina, onde são compactados, formando fardos de resíduos.
   Para retirar os maus odores dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados, o ar das instalações  é extraído  para um leito de casca de coco, que permite uma boa absorção. Esses resíduos são encaminhados para o navio, dentro de contentores fechados.
O material rejeitado da separação é pesado e encaminhado para incineração que também ocorre no Funchal. Já a sucata, parte dela, é compactada e levada por um sucateiro.

  Normalmente, entre Janeiro/ Junho e Outubro/ Dezembro é transportado em média um contentor de RSU por dia, aumentando esse número para três entre Julho e Setembro. Aproximadamente de 4 em 4 meses, são encaminhados cerca de 2 contentores de diversos resíduos para o continente.

Andreia e Rafaela

0 comentários: