sexta-feira, 28 de maio de 2010
A ilha que nós somos
Como nem tudo o que vem à rede (de pescador e virtual) é pescado, é nossa responsabilidade apoiar e fortelecer os pontos de contacto e os nós que nos interrelacionam e que os distinguem.
A Escola, O Museu, A Administração, A Câmara são cais e barcos nesta viagem de vai-vem, que lançam e enlaçam estas redes.
Segundo Morin "não há espaço em que o conhecimento esteja tão fragmentado e estanque como numa escola"; O derrube desse emparcelamento faz-se com a realidade, com a ligação ao meio, com a experiência vivida e com a tranversalidade natural. A facilidade de acesso a toda a informação veio segmentar ainda mais o conhecimento e escorre-o para uma crescente virtualidade e passividade. É, por isso, primordial activar mecanismos que, de facto, nos liguem ao mundo, à nossa e a outras culturas, à realidade e à sustentabilidade. Ou seja, digo, ao AMBIENTE e às suas múltiplas éticas e visões.
EB2,3/S da Chamusca
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:45 0 comentários
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Águas balneares
André e Bernardo
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:00 0 comentários
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Porto Santo
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 21:03 0 comentários
terça-feira, 25 de maio de 2010
Ecoteca do Porto Santo
Depois de termos visitado o campo experimental agrícola do Porto Santo passámos por um espaço lúdico-pedagógico com o nome de Ecoteca.
Ana Dias e Rafaela Dinis
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:50 0 comentários
Campo agrícola experimental
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 22:20 0 comentários
Clima, solo, vegetação e geologia
Caracterização do coberto vegetal
Oliveira Brava;
Marmulano;
Zimbreiro (praticamente extinto da ilha);
Urze;
Loureiro;
Barbusano;
Reflorestação da Ilha
Pinheiro do Alepo;
Pinheiro Bravo;
Cedro do Monterey .
Áreas protegidas:
Ilhéu da Cal;
Ilhéu de Fora;
Ilhéu da Fonte da Areia;
Ilhéu do Ferro
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 20:00 0 comentários
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Visita à ilha
Inês e João Paiva
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:30 0 comentários
Central de dessalinização
Esta central capta água do mar e transforma-a em água potável abastecendo toda a população de através de um processo designado por osmose inversa. Este processo retira à água quase todos os seus constituintes produzindo uma água bastante pura.
Estas são "as membranas" responsáveis pela osmose inversa, que são permeáveis à água mas não aos seus outros constituintes
Após uma filtração a altas pressões, através de quatro "membranas" em série, a água divide-se em dois cursos, um em que a água já é potável mas ainda não pronta para consumo e outro em que a água não filtrada vai fazer girar uma turbina, devido à alta pressão com que sai, de forma a produzir mais energia eléctrica para aumentar o rendimento e a potência destes motores.
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 22:00 0 comentários
domingo, 23 de maio de 2010
Casa Colombo
Numa outra divisão, a sala do Galeão Slot ter Hooge, vimos artefactos, descobertos por Robert Sténuit, do navio Slot ter Hooge que naufragou na Baía do Guilherme devido a uma tempestade.
Bandeja
Galeão Slot ter Hooge
Réplica do barco que fazia a ligação Porto Santo - Madeira
De tarde fomos para a praia onde conversámos, jogámos à bola e aproveitámos as belas águas de Porto Santo para dar uns mergulhos.
Fotos retiradas de: www.museucolombo-portosanto.com
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:01 0 comentários
sábado, 22 de maio de 2010
Flora de Porto Santo
• Massaroco (Echium nervosum)
• Cabeleira-de-coquinho (Lotus loweanus) Espécie endémica de Porto Santo
• Selvageira (Sideritis candicans Ait.var. multiflora (Bornm) Mend.- Heuer) Espécie endémica de Porto Santo. Esta planta é bastante utilizada na medicina popular pelos habitantes locais. É preparada em infusão ou cozimento de folhas e, também, de flores. Usa-se, principalmente, como digestiva, estomacal e nas perturbações intestinais.
• Losna (Artemisia argentea L´Her)
• Urze-das-vassouras (Erica platycodon (Webb&Berthel.)
• Barrilha (Mesembryanthemum crystallinum). Esta espécie era seca ao sol e utilizada para a produção de pau de sabão.
• Ensaião (Aeonium glutinosum)
• Chicória
• Azeda
O símbolo da câmara municipal é o dragoeiro (Dracaena draco), espécie arbórea presente em grande quantidade aquando da descoberta da ilha.
Professoras Isabel Horta e Fernanda Cruz
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 23:00 0 comentários
Caminhada à Terra Chã
O Pico Branco e a Terra Chã são locais situados a nordeste da ilha de Porto Santo que integram a Rede Natura 2000 (rede europeia de sítios de interesse comunitário), Directiva Habitats, devido à existência de flora e fauna endémica. Nesta área da ilha de Porto Santo encontra-se a maior quantidade de flora indígena (essencialmente herbácea) melhor conservada, por se encontrar protegida pelo relevo abrupto. Este espaço está a ser alvo da atenção das autoridades locais através de iniciativas de recuperação e preservação da flora endémica proporcionando uma revitalização da paisagem a médio e longo prazo.
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 22:00 0 comentários
Há escolas que são asas e "eles"... aprendem a voar
A denominação deste Projecto Educativo surge-nos porque concebemos a missão educativa e museológica do Museu onde trabalhamos naquele sentido em que o Relatório Delors para a Educação no Século XXI a define:
Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão dalgum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as actividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra os três precedentes. É claro que estas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contacto, de relacionamento e de permuta. (DELORS et al, 2001, p 77)
A visita de estudo a Porto Santo proporciona a este grupo de alunos, a possibilidade de concentrar várias actividades de interesse do curso e dos respectivos módulos de leccionação, num território com características muito próprias.
Durante o período de 21 a 28 de Maio de 2010 a “Turma do Ambiente” é recebida pela DRAPS (Direcção Regional para a Administração Pública do Porto Santo) através do Serviço Educativo da Casa Colombo, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Santo e o Projecto Eco – Escolas.
Na nossa perspectiva a educação para um mundo sustentável resultará tanto mais se, em conjunto, soubermos construir conexões múltiplas entre a natureza e a cultura; uma cisão que se edificou durante séculos sob a égide da superioridade e soberba da “razão humana”. Ora, aquilo que o Rui, a Fernanda, a Isabel [desculpem a intimidade…], as alunas e os alunos desta escola, estão fazendo connosco é um caminho de aproximação à sustentabilidade da vida: sair do isolamento teórico e abstracto da sala de aula e mostrar o que nunca se viu, o mundo… a vida! A vida que urge, afinal, preservar.
Rosa Oliveira
Publicada por Um Tesouro a Descobrir à(s) 20:00 0 comentários